terça-feira, 10 de julho de 2012

MEU TCC, CURSO DE PEDAGOGIA 2012 - RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A APRENDIZAGEM: O IMPACTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO DESEMPENHO ESCOLAR


RESUMO


      A ocorrência de maus tratos na infância e adolescência é comum em todo o mundo. Embora a sociedade, de modo geral, abomine a agressividade contra humanos e até animais, existem expressões de violência aceitas culturalmente pelas pessoas: os castigos físicos aplicados a crianças e adolescentes pelos pais. Este trabalho objetiva refletir sobre as relações interpessoais e o desempenho escolar e, mais especificamente, sobre o impacto da violência doméstica na vida afetiva, emocional e cognitiva das crianças e adolescentes. O trabalho justifica-se pela necessidade de aprofundamento do tema e criação de condições para o enfrentamento dos castigos físicos e humilhantes, bem como do fenômeno bullying nas relações escolares, tomando como base pesquisas bibliográficas.

      Sobre violência entenda-se todo e qualquer tipo de constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, com ou sem uso da força física; desde xingamentos, humilhações e palmadas a surras, queimaduras e outras espécies de tortura. Este trabalho foca, principalmente, as formas de violência mais aceitas culturalmente pela sociedade, confundidas, equivocadamente, com disciplina, amor, limite, autoridade. Atualmente, muitos estudos são feitos no Brasil e em vários países do mundo, sobre os efeitos danosos desse tão conhecido fenômeno cultural. Pesquisas, investigações e estudos procuram avaliar os ímpetos que a problemática traz e os efeitos danosos deixados em suas vítimas.

      Não bastam apenas leis; é preciso educar os pais para que aprendam educar a seus filhos. É possível resgatar a vontade de aprender em crianças e adolescentes, mas para isso é preciso que se lhes devolva, principalmente, a autoestima.
Palavras-


Veja mais:

http://www.4shared.com/office/0KNzH8bW/TCC_-_Relaes_interpessoais_e_a.html

Obs.: Se o link não abrir, selecione-o e, com o botão direito do mouse, clique em abrir link ou copie-o e cole-o na barra de endereço de seu navegador.


Andréa Cristina Mascarenhas Nascimento dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário