terça-feira, 9 de dezembro de 2014

VIVA A DISCIPLINA POSITIVA!

Furioso, um garoto fala à sua mãe:
- Mamãe, Ravi quebrou meu skate! Eu disse para ele não mexer!
O irmãozinho grita mais enfurecido ainda e sem querer assumir a culpa:
- É pra quebrar mesmo!
A mãe abaixa perto do pequeno, olha dentro de seus olhinhos zangados e apenas pergunta:
- Filho, essas palavras que vc falou: “É pra quebrar mesmo!” são palavras boas? Isso ajuda a você e a seu irmão?
O pequeno respira fundo e responde:
- Não, não são boas. Eu sei falar palavras ótimas. (E dirigindo-se ao seu irmão:) Allec, vc me desculpa? Não foi porque eu quis...
Allec colocou a fúria no bolso e respondeu suavemente:
- Desculpo, Ravi. Vc nem quebrou. Só soltou o parafuso...
E VIVA A DISCIPLINA POSITIVA, porque tapas e gritos não educam. O que é educa é a boa orientação, o diálogo e o exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário